Ponto de Cultura Salvamar

Aqui você acompanha todas as informações sobre o Ponto de Cultura Salvamar e sobre outros projetos culturais pelo país por meio de comentários, arquivos, documentos, links, etc.

14.7.06

ASPECTOS PARTICIPATIVOS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PONTO DE CULTURA DA ASSOCIAÇÃO SALVAMAR

Holas. Estamos terminando a primeira etapa de pesquisa realizada pelo curso de Administração da Ufes, tendo como cenário o PdC Salvamar. Em breve, disponibilizaremos o relatório comleto da pesquisa. Por enquanto, apresentamos o resumo do relatório:

ASPECTOS PARTICIPATIVOS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PONTO DE CULTURA DA ASSOCIAÇÃO SALVAMAR
Christiane Emília Seixas Vilarino (Administração, PIBIC/UFES/CNPQ), Márcia Prezotti Palassi (Orientadora/CCJE/UFES).

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos participativos da implementação do PdC Salvamar. Sua sede está sendo instalada na região norte do município de Guarapari-ES, que atualmente passa por problemas sociais. O Projeto será implantado com base na metodologia DLIS-ECT, tentando promover um resgate cultural na região. Para observar a participação da comunidade na implementação, foram feitas entrevistas estruturadas e não-estruturadas com funcionários e o coordenador do Ponto, além de visitas periódicas e contato com grupos de beneficiários do convênio. Notou-se que o atraso do repasse da verba pelo Ministério da Cultura e a demora da entrega do Kit de Produção Multimídia pelo Programa “Cultura Viva” por vários meses fez com que a implementação estagnasse. Porém, constatação em visita recente ao PdC, a implementação começou de fato. Vários projetos de moradores da região estão sendo desenvolvidos na Agência de Midiatização, como o Jornal “A Noticia de Guarapari”, gravação de CDs, edição de vídeos. O Escritório de Mobilização de Recursos também está funcionando, contando com a participação de voluntários que buscam qualificação nas áreas de gestão e planejamento. Como a demanda de mão de obra voluntária qualificada está sendo suficiente para executar os projetos até então, o edital de convocação de voluntários foi adiado. O Kit de Multimídia viabilizou ações de interação do Ponto com a comunidade, como o “Cineclube Cineminha”, ensaio de bandas locais e outros. Enfim, a participação da comunidade no PdC está começando com a comunidade qualificada para alcançá-la de forma mais geral à medida que se efetivem os diversos ciclos de implementação. E, apesar do lançamento oficial do Ponto não ter ainda acontecido, seus benefícios já estão atingindo a região como um todo.

1 Comments:

  • At 17/7/06 13:23, Anonymous Anônimo said…

    Olá Orlando,
    gostaria de conhecer melhor esse projeto. Precisamos falar a respeito dele.
    abraços e parabéns!
    Victor

     

Postar um comentário

<< Home