Ponto de Cultura Salvamar

Aqui você acompanha todas as informações sobre o Ponto de Cultura Salvamar e sobre outros projetos culturais pelo país por meio de comentários, arquivos, documentos, links, etc.

27.7.06

Projeto valoriza talento e criação

27/07/2006
Estado de Minas - Fátima de Oliveira

O processo de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), iniciado há cerca de cinco anos, está envolvendo, de maneira mais efetiva, a participação de pacientes, usuários e, principalmente, da comunidade, além de trabalhadores da saúde. No Hospital Municipal Odilon Behrens, a Semana da Saúde com Arte transformou o hall em galeria onde estão expostos trabalhos artísticos; a mesa da recepção virou prancheta na oficina de artesanato. O médico aproveita alguns momentos de folga e, microfone na mão, canta para quem quiser ouvir.
´Com a Semana da Saúde com Arte, estamos trabalhando ambiência, integração e melhorando as relações entre as partes. Estamos com várias oficinas dentro do hospital, e em todas os usuários e os próprios funcionários podem participar. Temos exposição de quadros, leitura de histórias, cantores, varal de poesia, pinturas de painéis. Enfim, cada um dando o seu talento para este projeto´, explica a superintendente da unidade, Susana Maria Moreira Rates.O grande momento do projeto, no entanto, está do lado de fora do hospital, com o trabalho de grafite feito por jovens da comunidade, que antes denunciava o depósito de lixo que se formou na Rua Saldanha Marinho, na esquina com Rua Pedro Lessa, ao fundo de onde funciona o CTI do Odilon. ´Pedimos uma ação que envolvesse a comunidade, responsabilizando-a´, afirma o presidente do Conselho de Saúde do HMOB, Rodrigo dos Santos Cezário. O trabalho foi coordenado por Eder Luiz dos Santos Quirino, 24 anos, morador da Pedreira, ex-pichador, hoje professor de grafite.
´Comecei participando das oficinas e depois fui convidado a trabalhar como multiplicador. Tenho 18 alunos e essa obra é para todos nós da comunidade. Escolhi cores claras (azul claro e piscina, verde água e rosa) porque aqui é uma unidade hospitalar e a frase ´Mude para melhor o seu ambiente´ responsabiliza todos. Dentro das letras coloquei nossas edificações (prédios e casas do aglomerado), também para que a comunidade saiba que essa é uma questão nossa´, afirma Eder.A artista plástica Renata Land e a arquiteta Mirela Pessatti, consultoras da Política de Humanização do SUS pelo Ministério da Saúde, contam que a Semana da Saúde com Arte é um programa nacional, que já foi feito em cidades como São Paulo com ótimos resultados, ´especialmente quando começamos a envolver a comunidade, transformando o modelo e paradigmas que mudaram os processos de trabalho.

4 Comments:

Postar um comentário

<< Home