Ponto de Cultura Salvamar

Aqui você acompanha todas as informações sobre o Ponto de Cultura Salvamar e sobre outros projetos culturais pelo país por meio de comentários, arquivos, documentos, links, etc.

26.7.06

Tangolomango - Trocas culturais

A edição deste ano do evento Tangolomango, cujo tema será "generosidade intelectual”, vai contar com uma novidade. Pela primeira vez, o evento – que acontece de 5 a 30 de novembro, em diversos espaços, no Rio de Janeiro – promove um edital para selecionar projetos que queiram fazer parte da sua programação. Grupos musicais e de dança, circo, vídeo etc. poderão se inscrever até o dia 5 de agosto. Podem participar da seleção pessoas jurídicas, não-governamentais e sem fins lucrativos, religiosos ou políticos.

Realizado anualmente desde 2002, o Tangolomango tem como objetivo contribuir para a democratização do acesso à cultura e à comunicação, estimulando a produção local. A idéia deste ano, segundo a diretora do projeto, Marina Vieira, é trabalhar mais com o conceito de produção compartilhada e cultura livre. “Esse foco é uma conseqüência das outras edições. Desde o início, vimos trabalhando com a democratização da cultura e da comunicação. Agora queremos promover cada vez mais troca e articulação entre os grupos”, explica.

Os projetos selecionados participarão de um espetáculo, no dia 5 de novembro, que vai constituir um dos módulos do evento. Nas outras edições, os grupos participantes eram convidados. Desta vez, no entanto, o Tangolomango pretende ampliar as oportunidades para outros grupos, de todo o país. "Queremos também conhecer novos projetos e novas produções para poder divulgá-los, o que seria difícil se não fosse por edital”, observa Marina.

Com esse edital, o Tangolomango dá um passo à frente na proposta de dar visibilidade às ações de cultura e comunicação desenvolvidas nas comunidades. “Pode vir tanto um grupo de hip-hop quanto um de Folia de Reis, por exemplo. A idéia é promover exatamente esse painel, esse mosaico das produções das comunidades, e fazer com que esses grupos sejam conhecidos por outros grupos e pelo público em geral”, diz Marina Vieira. Um dia antes do espetáculo, os grupos serão reunidos para que se conheçam, interajam e se preparem para possíveis apresentações em conjunto.

A seleção vai priorizar projetos que sejam inovadores; promovam o fortalecimento da identidade e da diversidade sócio-cultural de crianças e jovens, gerem impactos sociais e culturais mensuráveis na comunidade em que atuam e estejam trabalhando na perspectiva da produção compartilhada ou manifestem desejo de trocar experiências.“Buscamos projetos que não sejam apenas apresentações prontas, mas estejam dentro de uma ação maior de fortalecimento de identidade e transformação, promovendo interação e gerando resultados nas comunidades”, destaca Marina. Espera-se ainda que os grupos estejam afinados com a proposta do Tangolomango 2006. “É legal que tenham pelo menos interesse em trabalhar e trocar experiências com outros grupos”, complementa.

Mais informações sobre a seleção de projetos para o Tangolomango 2006 podem ser encontradas no edital disponível em www.tangolomango.com.br.

2 Comments:

  • At 12/8/06 01:36, Anonymous Anônimo said…

    Keep up the good work. thnx!
    »

     
  • At 17/8/06 07:15, Anonymous Anônimo said…

    This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
    »

     

Postar um comentário

<< Home